Infelizmente, atropelamentos de animais acontecem constantemente e é resultado da posse animal irresponsável! Muitas pessoas procuram a ONG Salvadores para relatar animais mortos em vias públicas, a maioria se tratando de animais domésticos (cão e gato).

O que muita gente ainda não sabe, é que a ONG presta atendimento a animais vítimas "com vida"! Não possuindo nenhuma responsabilidade sob animais encontrados mortos em vias públicas. (nem se vivos, pois é de responsabilidade do Poder Público).

O recolhimento destes, deve ser realizado pela concessionária da pista (quando se tratar de via municipal, é de responsabilidade da Prefeitura). Isso é INQUESTIONÁVEL.

O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito. Neste caso, um animal mesmo que já morto em via pública, ainda traz risco a motoristas!

Então o órgão responsável pela via, é quem deve recolhê-lo e encaminhá-lo para um local devidamente autorizado pela vigilância sanitária. Qual a Prefeitura que gostaria que seu município fosse virado em corpos de animais para todo o lado? Acho que nenhuma, né?!

Mas... mas... claro! bom senso!

Se o animal possui tutor, o mínimo que ele precisa fazer é dar o destino correto ao corpo, já que “o pior aconteceu”. Se o dono não se importou e deixou o animal ali mesmo, jogado na via, denuncie! Procure o Setor de Trânsito ou a Secretária do Meio Ambiente.

Nós não damos conta nem dos animais que necessitam de ajuda, que dirá agora, sair recolhendo animais mortos para enterrar! Vê se a gente pode com isso!!

Se o órgão publico se omitir em recolher, denuncie ao Ministério Público! Se for privado, denuncie na ouvidoria, NÃO SE CALE.

dog-mourns-dead-owner-hit-truck-kelly-bl