top of page
Segunda sem carne.png

O movimento da Segunda Sem Carne (SSC) usa as segundas-feiras, dia simbólico para mudanças, para convidar as pessoas a tirarem produtos de origem animal de seus pratos e descobrir novos sabores, pelo menos uma vez por semana. 

O Fórum Animal (ao qual somos afiliados) é uma das mais de 50 ONGs que apoiam e promovem a campanha no Brasil, coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), nossa afiliada. A SSC foi lançada em outubro de 2009 no Brasil, por meio de uma parceria da SVB com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura de São Paulo e posteriormente se estendeu a várias outras cidades brasileiras.

Existente em 35 países –como no Reino Unido, onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney–, a campanha é uma poderosa ferramenta de conscientização sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal pode causar na sociedade, na saúde humana, no meio ambiente e para os próprios animais. No Brasil, mais de 50 personalidades, como Marcos Palmeira, Cléo Pires e Marisa Monte, também apoiam essa campanha.

Alto impacto

O trabalho que a SVB faz com a Segunda Sem Carne no Brasil é notório. Um dos maiores êxitos da campanha foi a introdução da merenda vegetariana quinzenalmente nas escolas da rede municipal de São Paulo, beneficiando a saúde de quase um milhão de crianças e trazendo ganhos enormes para o meio ambiente e os animais.

A Segunda sem Carne também é um movimento em defesa do meio ambiente. A pecuária é responsável por 80% do desmatamento no Brasil, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). 

Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) também revela que os esforços para conter o efeito estufa não serão suficientes se as pessoas continuarem comendo carne como atualmente.

A criação de áreas de pastagem para o gado é um dos grandes responsáveis pelo desmatamento em larga escala. Sem contar que, enquanto digerem os alimentos, as vacas liberam alta quantidade de gases que intensificam o efeito estufa.

EDUCAÇÃO_Segunda-sem-carne_corpo-do-texto-1-700x418-1 (1).png
bottom of page