A marcação ou “pique” na orelha é uma identificação padronizada estabelecida pelo protocolo internacional do C.E.D. (Captura, Esterilização e Devolução)
É uma forma fácil que as ONGs, cuidadores, veterinários e membros da comunidade usam para reconhecerem imediatamente se um animal já é castrado ou não. 🐱🙏 É muito usado em gatos de rua ariscos, onde de longe se pode observar a orelhinha do animal. Isso evita que eles sejam capturados e encaminhados para castração pela segunda vez.
➡ COMO É REALIZADO? É realizado cirurgicamente um pequeno corte na ponta da orelha esquerda do animal, logo após a castração, ainda na mesa de cirurgia. O animal não sente dor (pois estará anestesiado da castração) e não se fazem necessários curativos pós operatórios, pois o corte é cauterizado através de um bisturi elétrico, o que evitará qualquer sangramento e propiciará uma cicatrização quase que imediata.
➡ QUANTO CUSTA? Na nossa clínica, absolutamente nada.
➡ QUEM PODE SOLICITAR A MARCAÇÃO? ONGs e tutores, na baixa do animalzinho (quando ele entra na clínica para ser castrado).
Você já conhecia o protocolo Captura, Esterilização e Devolução? 💛💙 Legal né. Tudo pelo bem estar dos nossos amigos animaizinhos. Vale lembrar que esse protocolo não é considerado maus-tratos e nem mutilação (para fins estéticos ou não). 😉
A CASTRAÇÃO É SOLUÇÃO.
Comments