top of page

Há 24 anos, Michael Jackson já abordava a importância dapreservação ambiental



Há quase 24 anos, uma das canções mais memoráveis de Michael Jackson era lançada. A faixa “Earth Song”, parte do álbum “HIStory”, chegava impactando a todos por abordar questões importantes para o mundo como as guerras, fome e a preservação ambiental.


De 1995 até os dias atuais vemos que nenhum dos pontos abordados teve mudanças, existem países inteiros onde a fome e a desigualdade social ainda prevalecem, nações ainda se enfrentam pela disputa de poder. Já a preservação ambiental foi posta de lado por todos. Animais estão sendo extintos devido as caças, pelo simples prazer que muitas pessoas sentem em matar, o caso das queimadas na Amazônia pode ser considerado um dos maiores crimes ao planeta devido a sua proporção, mostrando o quão devastadoras algumas pessoas podem ser.

A música chama a atenção do mundo para a degradação da terra, de modo geral, é uma carta aberta a tudo que a humanidade conseguiu devastar com o seu ego e ganancia.

Um fato curioso é que “Earth Song” foi usada em diversas campanhas de alerta para preservar o meio ambiente pelo mundo inteiro e ainda sim não conseguiu prevenir o abastardamento do planeta.

Michael planejava cantar a faixa na sua turnê “This Is It”, no entanto essa foi uma das últimas canções que rei do pop ensaiou antes de seu falecimento. Durante o documentário lançado em  2009, o cantor recita um texto no qual expressava.

“EU RESPEITO OS SEGREDOS E A MAGIA DA NATUREZA. É POR ISSO QUE FICO TÃO ZANGADO QUANDO VEJO ESSAS COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO, QUE A CADA SEGUNDO O TAMANHO DE UM CAMPO DE FUTEBOL É DEMOLIDO NA AMAZÔNIA. QUERO DIZER, ESSE TIPO DE COISA REALMENTE ME INCOMODA. É POR ISSO QUE ESCREVO ESSE TIPO DE MÚSICA. DÁ ALGUM SENSO DE CONSCIÊNCIA, DESPERTAR ESPERANÇA PARA AS PESSOAS. EU AMO O PLANETA, AMO AS ÁRVORES. EU REALMENTE SINTO QUE A NATUREZA ESTÁ SE ESFORÇANDO TANTO PARA COMPENSAR A MÁ GESTÃO DO PLANETA PELO HOMEM. PORQUE O PLANETA ESTÁ DOENTE, COMO UMA FEBRE. SE NÃO CONSERTARMOS AGORA, CHEGAREMOS A UM PONTO DE NÃO PODER ARRUMAR. ESTA É A NOSSA ÚLTIMA CHANCE DE CORRIGIR ESTE PROBLEMA QUE TEMOS. AS PESSOAS ESTÃO SEMPRE DIZENDO: ‘ELES VÃO CUIDAR DISSO. O GOVERNO VAI … NÃO SE PREOCUPE, ELES VÃO …’ COMEÇA COM A GENTE, SOMOS NÓS, OU ENTÃO NUNCA SERÁ FEITO … DEPOIS DISSO, SERÁ IRREVERSÍVEL. VAMOS CUIDAR DO PLANETA.”


bottom of page