Assine a petição clicando no link > https://animalequality.org.br/participe/stopfoiegras
Assista ao vídeo:
Foie Gras é um termo francês que significa "fígado gordo" ou, em nossa opinião, fígado doente.
⠀
Por trás deste fígado gordo que satisfaz o paladar de alguns que entendem ser esse “alimento” algo refinado e chique, há o sofrimento de milhares de aves.
⠀⠀
Entenda: Gansos ou patos são alimentados de maneira forçada com altas quantidades de alimento rico em calorias para provocar deliberadamente e intencionalmente o desenvolvimento excessivo e patológico do fígado que é usado na preparação de uma espécie de patê gorduroso.
⠀
A produção, comercialização e consumo deste patê ocorrem no Brasil e outras partes do mundo.
⠀⠀
A crueldade desta prática atinge níveis inimagináveis para com os animais. Além de óbvias alterações nutricionais, digestivas e lesões em órgãos do trato digestivo que a alimentação forçada provoca, as aves são mantidas confinadas. Há prejuízos à saúde física, ao conforto ambiental e térmico, além de inegáveis impactos no comportamento.
Esta etapa de confinamento e alimentação forçada podem perdurar por dolorosos 12 a 15 dias. Nos últimos dias antes do abate, os animais já estão tão pesados, por conta do aumento do fígado, que mal conseguem se locomover e apresentam respiração ofegante, alta produção de calor, lesões na pele, membros e olhos. Criam também aversão a alimentação e tentativas de fugir dos tratadores que os alimentam. O fígado das aves chega a aumentar até 10 vezes mais (em tamanho e teor de gordura) que um fígado de ave saudável.
⠀
A reflexão que gostaríamos de compartilhar é: Se essa condição de acúmulo de gordura no fígado é uma doença relativamente comum e tratável em outras espécies, como humanos, cães e gatos, porque aceitamos e normalizamos que ela seja intencionalmente provocada nas aves? Temos esse direito de adoecer os animais para manter hábitos de consumo questionáveis?
⠀
Neste exato momento os Ministros do STF estão analisando a questão, curtam, compartilhem e se manifestem pelo fim do comércio de foie gras.
Comments