top of page

A crueldade do FOIE GRAS: Gansos e patos são alimentados de maneira forçada para aumentar o fígado

Assine a petição clicando no link > https://animalequality.org.br/participe/stopfoiegras

Assista ao vídeo:


Foie Gras é um termo francês que significa "fígado gordo" ou, em nossa opinião, fígado doente.

Por trás deste fígado gordo que satisfaz o paladar de alguns que entendem ser esse “alimento” algo refinado e chique, há o sofrimento de milhares de aves.

⠀⠀

Entenda: Gansos ou patos são alimentados de maneira forçada com altas quantidades de alimento rico em calorias para provocar deliberadamente e intencionalmente o desenvolvimento excessivo e patológico do fígado que é usado na preparação de uma espécie de patê gorduroso.

A produção, comercialização e consumo deste patê ocorrem no Brasil e outras partes do mundo.

⠀⠀

A crueldade desta prática atinge níveis inimagináveis para com os animais. Além de óbvias alterações nutricionais, digestivas e lesões em órgãos do trato digestivo que a alimentação forçada provoca, as aves são mantidas confinadas. Há prejuízos à saúde física, ao conforto ambiental e térmico, além de inegáveis impactos no comportamento.



Esta etapa de confinamento e alimentação forçada podem perdurar por dolorosos 12 a 15 dias. Nos últimos dias antes do abate, os animais já estão tão pesados, por conta do aumento do fígado, que mal conseguem se locomover e apresentam respiração ofegante, alta produção de calor, lesões na pele, membros e olhos. Criam também aversão a alimentação e tentativas de fugir dos tratadores que os alimentam. O fígado das aves chega a aumentar até 10 vezes mais (em tamanho e teor de gordura) que um fígado de ave saudável.

A reflexão que gostaríamos de compartilhar é: Se essa condição de acúmulo de gordura no fígado é uma doença relativamente comum e tratável em outras espécies, como humanos, cães e gatos, porque aceitamos e normalizamos que ela seja intencionalmente provocada nas aves? Temos esse direito de adoecer os animais para manter hábitos de consumo questionáveis?

Neste exato momento os Ministros do STF estão analisando a questão, curtam, compartilhem e se manifestem pelo fim do comércio de foie gras.


ESTÁ NAS MÃOS DO STF ACABAR COM A CRUELDADE DO FOIE GRAS. Assine a petição> https://animalequality.org.br/participe/stopfoiegras


 
bottom of page