top of page

Nossos queridos animais, texto de Daphne Becker

Hoje acordei com vontade de homenagear os bichinhos. Isso não tem nenhuma relação com o fato de meu cachorro ter comido o meu sofá esta semana, afinal, artes desse tipo infelizmente não são raras na minha casa.

Criança riscando sofá, gata desenrolando papel higiênico e virando lixo, galinha matando grama e tocando terra para cima da laje, cachorro grande comendo cuia, bico, pano, casinha, pote, árvores e afins...


Animais dão muito trabalho! Filhos dão muito trabalho! Viver é trabalhoso, amar é muito trabalhoso, requer envolvimento.


Conviver é mais simples do que viver. Quando convivemos com filhos dos outros ou animais dos outros nos divertimos, nos relacionamos e até julgamos. Mas a vida real requer envolvimento, e essa é a graça de tudo. É passando trabalho, interagindo, errando, acertando e corrigindo que fazemos nossa história. Os desafios são muitos, mas vale a pena.


Vale a pena ser recebido em casa com a alegria que um cachorro demonstra, é prazeroso sentir-se amado ao ver sua gatinha miando quando você sai. É uma delícia dormir com o calor de um bichinho nos seus pés, é maravilhoso ser acordado com afagos de uma gata desesperada para que você levante e a alimente.

Somente dando amor aos animais você consegue perceber o carinho deles de volta, pois quando não prestamos atenção, não temos a honra do sentimento puro e recíproco.


Fazem bagunça? Fazem! Fazem sujeira? Fazem!

Soltam pelos, possuem cheiro, se esfregam em cocô ou carniça, pegam pulga e dão prejuízo. Mas são vidas, não são pelúcias. São companheiros de rotina que enchem a casa, nos divertem, e deixam muita falta quando se vão!


Se você tem ou teve um bichinho em casa sabe exatamente do que estou falando. Caso você não tenha ainda, ou seja indiferente ao assunto, tente prestar mais atenção nos animais, doar um pouco do seu afeto e perceber o infinito amor e gratidão que receberá de volta!


Bom dia para você que ama pessoas, animais e plantas. Bom dia para você que entende que é só mais um número nesse planeta, e tem a vida inteira para interagir e amar tudo que neste mudo vive!



bottom of page