top of page

Deixaram um animal preso no carro, com as janelas fechadas e no sol. O que fazer?

Os cães, diferentemente dos seres humanos, não possuem glândulas sudoríparas espalhadas pela extensão da pele. O mecanismo de regulação da transpiração dos cães ocorre pela língua e pelas almofadas das patas.


Imagine então, deixar um cão trancado em um carro e, pior ainda, sob o sol. Mesmo que haja alguma janela um pouco aberta não é o bastante para evitar o superaquecimento do corpo, pois não há ventilação suficiente. Como consequência, o animal pode apresentar vômitos, salivação excessiva, respiração ofegante, convulsões, desmaios e, em casos mais graves, levar à morte.



Dependendo das condições climáticas, os sintomas acima descritos poderão surgir em poucos minutos. Ao atingir a temperatura corporal de 41ºC (que, em condições normais, varia de 38º a 39ºC) a hipertermia causa a falência de órgãos.


Não importa o motivo que levou o tutor a deixar o animal no carro (rápidas compras, almoço, esquecimento ou muitos outros). É negligência. E, pelo acima exposto, fica evidente que deixar um animal trancado em um veículo caracteriza crime de maus-tratos (previsto no art. 32 da Lei 9.605/98) e resgatá-lo para salvar sua vida é CONSTITUCIONAL.



Mas o que fazer se eu me deparar com essa situação??

- Filme e fotografe o carro com o animal dentro;

- Chame pessoas que estão próximas para testemunhar;

- ligue para a Brigada Militar;

- peça aos brigadianos para que identifiquem o dono do animal e do veículo;

- peça para que os brigadianos quebrem o vidro e retirem o animal (caso eles se recusarem, quebre você na presença deles e de testemunhas);

- E leve imediatamente o animal a um veterinário (não esqueça de pedir laudos do estado do animal).


É importante que depois você procure alguma instituição para te ajudar com os tramites legais e a guarda do animal.


O dono/tutor que submeter o animal a esta situação poderá ser preso em flagrante, ser multado e ainda responder pelo crime de MAUS-TRATOS! E claro.. poderá perder a guarda do animal.



 


bottom of page