HÁ 61 ANOS LAIKA MORRIA NO ESPAÇO!
Laika foi uma cadela que participou do Programa Espacial Soviético. Ela foi treinada para ser mandada ao espaço com a intenção de descobrir se num ambiente de microgravidade haveria possibilidade de manutenção da vida. O seu treinamento teve como base a adaptação a um ambiente cada vez menor durante 21 dias, levando ao estresse e emagrecimento de Laika. No espaço uma vez estabelecido que havia possibilidade de vida na microgravidade, o passo seguinte seria o assassinato de Laika, que seria por administração de comida envenenada ou asfixia. Porém a morte de Laika ocorreu antes do previsto, aproximadamente de 5 – 7 horas após o lançamento no dia 3 de novembro de 1957. Acredita-se que Laika morreu por estresse extremo e hiperaquecimento na cabine por falha no sistema de refrigeração.
Que seu martírio nunca seja esquecido! #OsSalvadores #ChegaDeCrueldade #NãoATestesComAnimais
Video 01:
Video 02:
A morte
Os sensores implantados em Laika mostraram que, durante o lançamento, o ritmo do batimento cardíaco da cadelinha aumentou muito, ficando três vezes acima do batimento em estado de repouso.
Demorou três vezes mais tempo para o pulso voltar aos níveis pré-lançamento do que tempo registrado em testes centrífugos feitos com ela antes do lançamento – um indicador do alto grau de stress sofrido por Laika no trajeto ao espaço.
Sensores de temperatura mostraram que a umidade e temperatura da cápsula onde o cachorro estava aumentaram pouco após o início da missão. A temperatura chegou a ultrapassar 40 graus.
Seis horas depois da decolagem, os sensores registraram a parada cardíaca de Laika. Estava claro que a cadelinha havia morrido em decorrência do superaquecimento da cabine e do stress.
O satélite com o corpo de Laika fez 2.370 voltas em órbita e pegou fogo ao entrar na atmosfera em 14 de abril de 1958.
Comments