Não são apenas os seres humanos que sofrem com os dias frios. Apesar de terem uma resistência maior, os animais domésticos também sofrem com isso.
Com a queda nas temperaturas, cães e gatos também procuram alternativas para ficarem aquecidos e longe do frio e da umidade. Algumas raças, como os cachorros da raça teckel (famosos linguicinhas ou salsichas), têm pelagem curta e são bastante friorentos. Vesti-los com roupas próprias para animais é uma alternativa, mas não exagere: quando o dia estiver mais quente, retire a roupinha do seu animal.
Segundo os médicos veterinários, nesta época os animais também costumam ficar doentes e apresentar sintomas parecidos com o dos humanos, o que ocasiona muitas vezes a morte. As doenças podem ser causadas por vírus, fungos ou bactérias e são contagiosas entre os cães. Para evitar essas possíveis doenças, a responsável pelo Canil Municipal de Cruz Alta, Emanuele Lima, aconselha os donos de cães e gatos a tomarem cuidados com seus animais. Confira as dicas abaixo:
Cuidados
– Diminua a frequência de banhos e, nos dias muitos frios, evite dar banho nos animais.
– Quando der banho, use água morna e seque bem o animalzinho. Não deixe que ele saia na rua por, no mínimo, 30 minutos após o banho.
– Mantenha a pelagem do animal mais comprida no inverno, evitando tosas muito baixas.
– Coloque roupa no cão de pelagem curta, caso ele sinta muito frio.
– Vacine seu animal anualmente.
– Aumente a quantidade de comida, uma vez que com o inverno o gasto calórico apenas para manter o corpo funcionando, sem considerar atividades físicas, como passeios, aumenta cerca de 30%.
– Não deixar o animal tomar chuva ou ficar no vento.
– Manter arejado o local onde o pet fica, mas sem vento.
– Estimular banho de sol.
Fonte: A Razão
Comments