Fui mordido por um

cachorro na rua.

o que fazer? 

“Que dê os defensores dos animais agora?”
“se eu tivesse batendo em um animal eles estariam aqui me enchendo o saco!”.

Haaaaa... não é de hoje que convivemos com frases como estas. Os mordidos pelos cães adotaram pôr a responsabilidade nas ONGs (como se tivéssemos alguma 😓).

Mais para quem ainda não sabe como proceder, caso for mordido por um animal na rua, preparamos uma seria de informações que vai te ajudar:

➡ 1º: Procurar uma Unidade de Saúde para que possam realizar a limpeza do ferimento, fazer pontos e/ou aplicar a vacina contra a raiva; e pedir um atestado, para comprovar que realmente foi uma mordida de cão;

➡ 2º: Tentar identificar o animal (porte, sexo, cor e outras características);

➡ 3º: Identificar os donos do animal e:
a) Comunica-los de que o animal está solto (o que não deveria acontecer, pois animais de tutores devem estar no pátio de casa ou em canil);
b) solicitar o ressarcimento dos gastos médicos e/ou remédios (Código Civil, Art.936: O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior).
c) Se o dono do animal não ser amigável, abrir um Boletim de Ocorrência na Policia Civil.

➡ 4º: Se o animal é de rua (comunitário) ou não foi possível identificar os donos:

a) Comunicar a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente e relatar o caso a eles. Conforme a Lei Federal nº 13.426/2017, cabe aos municípios a implantação de políticas de controle populacional. Então se esse animal é de rua, a falha é da Prefeitura por não ter projetos de castrações e de controle populacional. Se possui dono e ele não foi identificado, cabe a Prefeitura identificá-lo e notificá-lo.
b) Se a Prefeitura não fizer nada, denuncie a omissão ao Ministério Público.

😃 Lembre-se: só depois de seguir esses pasos é que terás razão de ir para o facebook cobrar soluções. Não será direto nas redes sociais que você resolverá a situação. E cobre dos verdadeiros responsáveis e não das pobres ONGs.

Instituto de Proteção Animal OS SALVADORES | CNPJ: 29.147.690/0001-98 | Taquari/RS | Direitos Reservados - Cópia não autorizada

 CONTATOS: WhatsApp: (51) 9 96969702 - www.salvadores.com.br - salvadoresdeanimais@gmail.com