top of page

TAQUARI receberá 1º incentivo ao não uso de animais em carroças

O INSTITUTO DE PROTEÇÃO ANIMAL SALVADORES implantará no município de Taquari/RS, a primeira ação voltada ao bem-estar de equinos, realizando a troca de um cavalo usado para tração, por um mecânico.

O programa Incentivo Celina Valentino do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal - FNPDA, tem a finalidade da concessão de auxílio financeiro para organizações afiliadas ao Fórum Animal, dando suporte a suas iniciativas de proteção e defesa animal. Nas diversas edições, já foram selecionados projetos do Rancho dos Gnomos, SOS Fauna, Bicho Feliz e Associação de Proteção Animal de Tefé.

Em 2020, foram 3 projetos selecionados que conquistaram um incentivo de R$ 3.500,00 cada, são eles:

A) Projeto de Contracepção de Cães e Gatos, da Hachi Ong de Blumenau/SC;

B) Programa de Reabilitação e Soltura de Peixes-Boi, da AMPA de Manaus/AM;

C) Projeto Cavalo substituído por Lata, do Instituto de Proteção Animal os Salvadores, de Taquari/RS

Ambos passaram por um processo seletivo realizado por comissão avaliadora, médico/veterinária do Fórum e que seguiram os seguintes critérios:

a) Consistência teórico-metodológica;

b) Objetividade e eficácia do trabalho a ser realizado;

c) Relevância para a proteção animal.

Como afiliada desde junho de 2018 (link), o Instituto apresentou dois (2) projetos, sendo um destinado exclusivamente para castração de x número de gatos e um que substitui um cavalo usado por papeleiros para tração, por um veículo de carga de tração manual/força, fazendo com que o tutor não mais utilize um animal senciente em serviços.

Felizmente a ONG foi comtemplada com a aprovação do projeto!! Em contrapartida, além dos R$ 3.500,00 ganho, a ONG arcou com o restante do valor, graças aos doadores mensais, ao qual, temos muito a agradecer!

O bike já está em Taquari e está em processo de “criação da arte”. Logo ocorrerá o chamamento público de pessoas interessadas em trocar o cavalo, pelo triciclo.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

Aos amigos caminhoneiros Sr. João Batista e Josimar, que voluntariamente trouxeram a bike de São Paulo para Taquari. Ao Sr. Aloizio Cardoso, da PacBikes, que realizou a montagem dela; e também a agência ComPH, que voluntariamente está preparando a arte que irá nas laterais da bike.


 
bottom of page