Você sabia que o Brasil exporta centenas de milhares de animais vivos todos os anos para países muito distantes, no Oriente Médio, como Turquia, Líbano e Jordânia? Esses animais sofrem imensamente pois são submetidos a viagens extremamente longas – de até semanas – em navios onde não podem se movimentar e expressar muitos de seus comportamentos naturais.
Quando chegam em seus destinos no Oriente Médio, são abatidos pelo método Halal, que muitas vezes não permite que os animais sejam insensibilizados antes de serem mortos. Ou seja: eles são degolados quando ainda estão totalmente conscientes e morrem de uma forma lenta e dolorosa.
E pior: acidentes horríveis têm acontecido com esses animais. Em 2012, o sistema de ventilação de um desses navios parou de funcionar em alto mar, e 2.750 bois morreram.
O Fórum Animal (A maior organização que defente os animais exportados) expôs, em seu posicionamento, as exigências mínimas vindicadas, num cenário hipotético em que normas públicas regulamentassem o transporte de ruminantes vivos e em que profissionais estivessem aptos a fiscalizar as condições de manejo e estrutura das embarcações e caminhões, até que este transporte seja totalmente proibido. (Fonte e campanha: https://www.forumanimal.org/gado-vivo)
Qual sua opnião sobre o assunto? #DireitoDosAnimais #OsSalvadores
Comments