Em 09 de novembro a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara (CMADS) dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n. 4853/20 que trata da regulamentação da prescrição do uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas.
Caso o PL seja aprovado, o uso de tais medicamentos só poderão ser vendidos com receita prescrita por profissional médico-veterinário.
Os malefícios do uso indiscriminado destes fármacos são inúmeros e descritos amplamente na literatura científica. Entre os prejuízos causados podem ocorrer infecções e tumores uterinos, tumores mamários, distúrbios metabólicos, e também mortes ou anomalias fetais, caso a injeção seja aplicada durante a gestação.
O Projeto de Lei ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça e depois irá para aprovação em plenária, porém o parecer favorável e concomitante aprovação pela CMADS é um enorme passo nas medidas que visam o bem-estar de cadelas e gatas.
É importante frisar que o uso de qualquer medicamento em animais não humanos deve ser feito apenas sob prescrição e orientação do profissional médico-veterinário.
Ressalta-se ainda que o método de prevenção de ninhadas indesejadas e algumas enfermidades reprodutivas mais seguro é a castração cirúrgica realizada de maneira ética. Sempre procure um médico-veterinário para garantir saúde total aos seus animais tutelados.
Fator importante destacar que na implantação de políticas públicas de manejo populacional de cães e gatos, métodos controversos de controle reprodutivos destas populações devem ser não somente evitados, mas rejeitados.
Fonte: Forum Animal
Link postagem https://www.instagram.com/p/ClY-2QarP9r/?utm_source=ig_web_copy_link
Comments