Canal do Adotante




-- CASTRAÇÃO --
Proteja seu melhor amigo de ninhadas indesejadas. Todos os cães adultos do Abrigo são doados castrados. A castração no caso de filhote deve acontecer após o sexto mês de vida. O procedimento evita doenças como o câncer de mama nas fêmeas, certos comportamentos indesejáveis como a marcação de território dos machos, comportamentos agressivos, latidos, uivos e o sério problema da superpopulação de animais. Mais detalhes sobre a castração, clique aqui.]



-- TELEFONES ÚTEIS--
Clinica Unipet (Montenegro) - (51) 00000-0000
Clinica Clinvet (Taquari) - (51) 00000-0000


-- TABELA DE VACINAÇÃO --



-- DICAS --
- Alimentação
Os animais precisam receber diariamente todos os nutrientes essenciais à sua saúde. Esses nutrientes são encontrados em diferentes tipos de alimentos. Entretanto, para garantir que todos esses nutrientes sejam fornecidos diariamente, a melhor recomendação é o uso de um alimento industrializado (ração), de boa qualidade, de fabricante conhecido, pois esses alimentos foram balanceados e testados para garantir que os animais receberão tudo que precisam para serem saudáveis. O uso de alimentos caseiros não garante esse fornecimento, o que torna os bichinhos mais suscetíveis ao desenvolvimento de vários problemas de saúde, como deficiências nutricionais e obesidade por exemplo.

- Pelagem
Os bichinhos precisam ser escovados. Faça disso um momento de proximidade e carinho, estimule seus filhos a colaborarem com este “ritual de beleza”. Isso remove os pelos que já estão soltos e estimula a irrigação de sangue à pele, deixando-o com uma aparência mais saudável. Animais com uma pelagem muito grande podem ser tosados ou aparados para facilitar a higiene e, durante o verão, a refrigeração.

- Pele
Com a mão, sinta se há manifestações estranhas em sua pele, como caroços, feridas, pele escamosa, regiões sem pelo. Procure pela presença de parasitas como pulgas e carrapatos. Qualquer alteração deve ser comunicada ao veterinário.

- Ouvidos
Os ouvidos podem ser limpos regularmente com soluções feitas especialmente para esse objetivo. Deve-se usar algodão e os dedos para fazê-lo, mas nunca um objeto comprido e/ou pontiagudo, pois podem feri-lo. No caso de seu cachorro balançar a cabeça excessivamente, é recomendável levá-lo ao veterinário, ele pode estar com algum tipo de infecção auricular.

- Olhos
Limpe o entorno dos olhos do seu bichinho com um algodão embebido em água potável morna, ou solução fisiológica. Use 1 algodão para cada olho. Se ele estiver esfregando muitos os olhos, eles estiverem vermelhos ou com alguma secreção será preciso levá-lo ao veterinário.

- Unhas
As unhas precisam ser cortadas ou desgastadas por passeio. Deve-se usar um cortador de unhas especial e tomar extremo cuidado para não machucar o coxim (a almofadinhadas patas). Para fazê-lo é necessário segurar as patas do animal com firmeza e cortar pouco a pouco. Peça ao veterinário para lhe mostrar como fazer.

- Banho
Os banhos devem ter espaçamento de no mínimo quinze dias. Banhos mais frequentes do que isso podem comprometera saúde do bichinho, diminuindo a proteção natural de seus pelos e de sua pele. Devem ser utilizados xampus e sabonetes específicos para banhos em cães.

- Xixi e fezes
Fique atento a alterações na frequência, volume, coloração e no odor e, caso notar algo diferente, consulte um veterinário. As fezes devem ser consistentes e com odor não muito forte (se o bichinho estiver sendo alimentado com ração). No caso de diarréia frequente e cheiro forte, o bichinho deve ser levado ao veterinário.