No Rio Grande do Sul, já é possível registrar um animal com nome e sobrenome em Cartório

O Colégio Registral do Estado do Rio Grande do Sul, um dos órgãos superiores Estaduais dos Cartórios dês do ano de 2017, já permite esse tipo de Registro em Títulos e Documentos. 

Muita gente pode pensar que registrar seu cão em cartório e dar seu sobrenome a ele pode ser muito importante por vários motivos. Caso seu cãozinho se perca e alguém o ache, se apaixone por ele e resolva ficar com ele, ter o registro do seu cãozinho em cartório pode ser necessário para resgatar seu cão.

O mesmo documento pode ser usado durante separações, alguns casais se separaram e acabam entrando em uma disputa pela guarda do pet. Quem registra o animal em cartório garante que não vai perder o direito sobre o bichinho e garante que vai conseguir manter uma guarda compartilhada ou total dependendo da situação.

Quem deseja que seu cãozinho de raça tenha pedigree, é necessário registrar o cão em cartório sim, assim como é necessário que os pais do filhote também tenham pedigree para que o filhote ganhe esse certificado, é necessário seguir outras regras específicas.
Caso você se mude para um lugar distante ou precise pegar avião para chegar ao seu novo lar, é necessário ter o registro do seu cãozinho. Para poder leva-lo para a sua nova residência é preciso ter esse documento além de outros.

- Como realizar o registro?
Nem todos os Cartórios realizam esse registro, por isso é necessário procurar saber se perto de você, possui algum cartório que faça. 

- O que levar para registrar o animal?
No geral, além de precisar da carteirinha de vacinação, é preciso levar os documentos do dono, como comprovante de residência, CPF e RG. Não leve apenas os números do seu documento, leve o documento original. Mas não esqueça, ligue antes para o cartório que pretende registrar seu cãozinho e confirme todos os documentos necessários. O Procedimento é rápido e barato. 

O Instituto os Salvadores pode te ajudar a encaminhar toda a documentação, te passar os cartórios que realizam o registro, e inclusive te fornecer a ficha que deve ser preenchida para registrar seu animal. Informações: salvadoresdeanimais@gmail.com ou por ibox.